Bolsas de Mestrado e Doutorado

    Share

    Os programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pelo ITA são gratuitos. A aprovação da inscrição do candidato não implica necessariamente em concessão de bolsa de estudos. Alunos de Mestrado e Doutorado podem concorrer a bolsas de estudos institucionais postas à disposição do ITA pela CAPES e pelo CNPq , desde que estejam matriculados em tempo Integral e dedicação exclusiva. As bolsas são concedidas mediante um processo de seleção em cada programa de pós-graduação, baseado em mérito acadêmico e no programa de estudos a ser desenvolvido no ITA. É possível, também, concorrer às bolsas oferecidas pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), mediante projeto preparado com o professor Orientador, que podem ser submetidas em qualquer mês (fluxo contínuo), exceto janeiro.

    As bolsas CAPES/CNPq/FAPESP possuem duração máxima de 24 meses para Mestrado e de 48 meses para Doutorado. No caso de CAPES/CNPq estes prazos são contados a partir da admissão do aluno, sempre considerando março e agosto como meses de admissão. Em geral, os bolsistas CAPES/CNPq não podem acumular bolsa com um vínculo empregatício (veja nota explicativa no arquivo anexo abaixo). Um aluno de Mestrado com bolsa CAPES, que termina o Mestrado em até 18 meses e queira ser promovido ao Doutorado, poderá ser contemplado com bolsa de Doutorado, mediante solicitação à CAPES, via coordenação de Programa.

    Também é possível ao aluno de doutorado se candidatar ao Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE). O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos por meio de concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de Doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3. Como participar aqui.

    O ITA estimula a participação de alunos de Pós-Graduação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, projetos científicos e projetos tecnológicos. Para tanto, o ITA dispõe de um portfólio de projetos que geralmente ofertam bolsas de pesquisa para alunos. Os projetos são patrocinados pela FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP e empresas. No caso do Mestrado Profissional, os alunos obtêm bolsas patrocinadas pelas empresas parceiras do ITA no programa.

    Direitos dos Alunos

    O aluno matriculado em Curso de Pós-Graduação do ITA tem direito a:

    • Ter uma conta de e-mail do ITA;
    • Acessar os recursos que estão disponíveis pela Biblioteca do ITA (IAB) ;
    • Concorrer a bolsas institucionais colocadas à disposição do ITA;
    • Ocupar um espaço de estudos de acordo com disponibilidade da Divisão Acadêmica;
    • Solicitar apoio financeiro para execução de atividades relacionadas ao Programa de Estudos;
    • Ser representado em colegiados do ITA mediante a participação em uma associação reconhecida dos alunos de pós-graduação (APG-ITA).