Doutorado

O Doutorado é um curso de aproximadamente 4 anos, composto por um conjunto de disciplinas, publicação de artigos e uma tese. Ao aluno que satisfizer os requisitos para conclusão do curso, é concedido o título de Doutor em Ciências em um dos cinco Programas de Pós-Graduação oferecidos pelo ITA. Neste curso, o aluno tem um programa individual de estudos a fim de se capacitar como pesquisador em uma área particular do conhecimento, escolhendo disciplinas em conjunto com o seu orientador de acordo com o tema de pesquisa da tese. As disciplinas são semestrais, e cada semestre corresponde a um período letivo. Como parte de seu programa de estudo, os estudantes de podem também fazer estágios em instituições no exterior - os chamados “Doutorados Sanduíche”. Abaixo, as principais informações sobre o curso.

    Share

    Processo Seletivo

    Para ingressar no Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica o estudante necessita primeiro se inscrever num Processo Seletivo, cujo período é bastante anterior ao da matrícula, de abril a meio de maio para quem vai querer ingressar no 2o. Semestre, e de setembro a meio de outubro para quem vai querer ingressa no 1o. Semestre  do ano seguinte. As datas específicas de cada ano podem ser encontradas no caléndário da Pós-Graduação.

    A documentação completa para a inscrição no processo seletivo está apresentada nas Normas Regulamentadoras para os Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do ITA (ICA 37-356, pode ser consultado aqui).  O candidato ao ingresso no Doutorado deve estar atento à necessidade de apresentar na inscrição do processo seletivo comprovante de proficiência em inglês.  Destacamos também que todos os inscritos devem fazer a prova de matemática básica, inclusive os inscritos na pós-graduação em Física (mais informações aqui). 

    Se o candidato for aceito no processo seletivo, poderá realizar a sua matrícula no período correspondente.

    O Doutorado é voltado para estudantes que já possuam títulos de graduação e de Mestrado. Veja como se inscrever. Excepcionalmente, alguns alunos com excelente desempenho acadêmico recém-ingressantes no Mestrado podem ser promovidos ao curso de Doutorado - o chamado “Doutorado Direto”.

    Matrícula

    A matrícula é obrigatória para todos os alunos e em todos os períodos letivos. 

    Requisitos para a Conclusão

    Para concluir com êxito o curso de Doutorado, o aluno deve obter, no prazo mínimo de 4 e máximo de 9 períodos letivos:

    • Contagem de créditos aprovada, com um mínimo de 27 créditos (atribuídos pela comissão de contagem de créditos), média mínima de 7,5 em disciplinas 2xx cursadas no ITA e aprovação nas disciplinas obrigatórias de sua área de concentração.
    • Aprovação no Exame de Qualificação, até o final do 6º período letivo. Submissão de artigo completo para periódico indexado, em co-autoria com o orientador, sobre um assunto relativo à Tese, segundo critérios especificados pelos programas de pós-graduação.
    • Aprovação no exame de tese por parte da banca examinadora. Aceitação da versão final da tese por parte do orientador e do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa nos prazos estipulados pela banca examinadora.

    Cada programa de pós-graduação pode especificar exigências adicionais para conclusão do curso. Para efeito de prazos, a Divisão de Pós-Graduação do ITA considera que o primeiro período letivo se encerra em 31 de agosto do mesmo ano e o segundo se encerra em 31 de janeiro do ano seguinte. O aluno pode requerer ao CPG a extensão do prazo máximo para conclusão por mais um período letivo.

    Aluno Especial - estudantes de dedicação parcial ao curso

    Aluno especial (AE) é aquele estudante que deseja cursar a Pós‐graduação do ITA na vigência de vínculo empregatício que impeça a dedicação integral ao curso. O aluno especial não terá vínculo formal com a Pós-Graduação do ITA, porém pode contabilizar os créditos obtidos cursando Disciplinas Isoladas: até 18 créditos para Mestrado e até 12 créditos para Doutorado (nesse último caso, se possuir título de mestre). O Processo Seletivo para alunos especiais é feito em conjunto com o dos alunos regulares. Ele deve ter um supervisor (professor credenciado na Pós-Graduação do ITA), que indicará as disciplinas nas quais poderá matricular‐se e acompanhará o seu trabalho de pesquisa.

    Orientador

    Cada aluno deve ter como orientador um docente permanente ou colaborador no Programa de Pós-Graduação em que se encontra matriculado. A escolha do orientador é feita pelo aluno com anuência do orientador e do coordenador de área. Cabe ao orientador auxiliar na escolha do tema de tese, selecionar disciplinas coerentes com esse tema, supervisionar a tese e acompanhar o desempenho escolar do aluno.

    Coorientador

    Para a supervisão da tese, o aluno pode ter um coorientador. O prazo máximo para solicitação de coorientação é de 5 períodos letivos após o ingresso no curso. No caso de coorientador já credenciado no Programa de Pós-Graduação, o orientador deve informar o coordenador de área, que solicitará o registro à Pró-Reitoria (IP). No caso de coorientador externo ao Programa, a aprovação depende do CPG e a solicitação (ver anexo abaixo) deve ser preenchida pelo orientador do aluno e entregue na secretaria da Pós-Graduação.

    Disciplinas

    Semestralmente é disponibilizada uma lista de Disciplinas Oferecidas. Para aprovação em uma disciplina, é necessária frequência mínima de 85% e nota igual ou superior a 6,5. A nota final do período é obtida como a média de 3 notas: 1º bimestre, 2º bimestre e exame. Só está habilitado a realizar o exame o aluno com média igual ou superior a 5,0 nos dois bimestres. Se não apresentar frequência mínima, o aluno é reprovado e não recebe nota. O aluno é desligado do curso de Pós-Graduação caso obtenha: Duas reprovações em disciplina por frequência insuficiente. Conceito D em uma disciplina; Conceito I pela 2ª vez, na mesma disciplina considerada obrigatória no curso; Conceito I, pela 3ª vez, em disciplinas cursadas após o ingresso no curso; Conceito NS, pela 3ª vez, em disciplina 3xx ou exame de inglês aplicado pelo ITA; Conceito NS, pela 2ª vez, em disciplina 5xx;

    Contagem de Créditos

    Antes de requerer o exame de tese, o aluno deve solicitar na secretaria A solicitação é encaminhada ao coordenador da área do aluno, que nomeia a comissão de contagem de créditos, composta por 3 professores (um deles é o orientador do aluno). A comissão pode atribuir créditos até o limite de:

    • 15, para o título de Mestre;
    • sem limitação (no mínimo 6) para o conjunto de disciplinas 2xx;
    • 2, para o conjunto de disciplinas 3xx;
    • 1, para o conjunto de disciplinas 4xx;
    • 3, para o conjunto de disciplinas 6xx;
    • sem limitação (no mínimo 3) para artigos completos aceitos para publicação ou publicados, patentes, livros e capítulo de livros, em coautoria com o orientador, podendo ser atribuído um máximo de 3 créditos por contribuição, segundo critérios especificados para cada Programa de Pós-Graduação;
    • 15, para o aluno sem o título de Mestre (ou até 6 créditos para o aluno com o título) para disciplinas cursadas no PIGM, disciplina isolada, disciplina 7xx, ou disciplinas de pós-graduação em outra instituição.

    O aluno deve ter sido aprovado na disciplina para que ela possa ser contabilizada na contagem. O aluno deve obter um mínimo de 27 créditos, média mínima de 7,5 em disciplinas 2xx cursadas no ITA, e aprovação nas disciplinas obrigatórias de sua área de concentração. Disciplinas 2xx, 6xx, 7xx podem conferir até 3 créditos; 3xx e 4xx, até 1 e 5xx não confere créditos.

    Exame de Qualificação

    O Exame de Qualificação tem o objetivo de verificar a amplitude e a profundidade dos conhecimentos, bem como da capacidade crítica do aluno, necessárias para a elaboração de tese de Doutorado. O prazo máximo para obter a aprovação no exame de qualificação é de 6 semestres letivos após o ingresso no curso, sendo permitida uma única reprovação no exame de qualificação. Para realizar o exame, o aluno deve fazer solicitação na secretaria: A banca de exame de qualificação é nomeada pelo coordenador da área, a pedido do aluno e é composta por pelo menos 3 membros, entre os quais o orientador e pelo menos um professor credenciado em Programa de Pós-graduação do ITA. O exame de qualificação consiste em:

    • Entrega aos membros da banca, com mínimo de 15 dias de antecedência, de uma monografia, em português ou inglês, contendo proposta, metodologia de pesquisa, resultados parciais e plano de atividades restantes;
    • Apresentação oral, em português ou inglês, com duração de até 50 min;
    • Arguição oral, em que cada membro da banca avalia os itens apresentados;

    Tese de Doutorado

    A Tese de Doutorado é um trabalho individual que demonstre capacidade de contextualização do conhecimento existente e utilização dos métodos e técnicas de investigação cientifica sobre um tema e que represente contribuição original.

    Requisição do Exame de Tese

    O aluno pode requerer o Exame de Tese desde que:

    • Tenha obtido os créditos necessários registrados em ata de contagem de créditos;
    • Tenha sido aprovado em exame de língua inglesa;
    • Apresente cópia de artigo completo, em co-autoria com o orientador, sobre um assunto relativo à tese, já publicado, aceito, submetido ou pronto para publicação, segundo critérios especificados por cada Programa de Pós-Graduação.

    Para requerer o Exame de Tese, o aluno deve entregar ao coordenador de área: Requerimento para nomeação de banca examinadora; Cópia do artigo, comprovante de publicação ou comprovante de submissão; CV Lattes dos membros da banca sugeridos pelo orientador; Exemplar da tese;

    Aprovação da Banca Examinadora

    O orientador deve preencher e encaminhar ao coordenador de área, por e-mail, a ficha de sugestão de nomes para banca examinadora: A banca examinadora é analisada pelo Conselho do Programa (CPPG) e nomeada nas reuniões do CPG (realizadas nas datas indicadas pelo calendário). A banca é composta pelo orientador, coorientador e pelo menos mais 4 membros: sendo pelo menos dois externos ao ITA e pelo menos um credenciado em Programa de Pós-Graduação do ITA. Um dos membros da banca é nomeado presidente. Também são nomeados um membro suplente interno e um externo para caso de indisponibilidade de algum dos membros da banca.

    Convite dos membros externos

    • O presidente da banca ou orientador informa o aluno da aprovação da banca de tese pelo CPG.
    • O presidente ou o aluno (desde que autorizado pelo primeiro) contata os membros externos para formalizar o convite. Caso um deles indique indisponibilidade, o membro suplente deve ser convidado.
    • O aluno envia as cópias da tese a todos os membros da banca.
    • O presidente ou o próprio aluno (desde que autorizado pelo primeiro) consulta todos os membros para agendar a data e horário da defesa, que deve ser pelo menos 15 dias após o recebimento das teses pelos membros.
    • Após a definição da data, o presidente da banca faz o comunicado oficial à secretaria de Pós-Graduação, em e-mail enviado para <agentese@ita.br>, com cópia para os membros da banca e para o escritório PROAP <pereirae@ita.br>.
    • A secretaria (Elenice) envia a carta convite para os membros externos.

    Exame de Tese

    O Exame de Tese compreende:

    • Apresentação oral da tese, com duração de 50 min;
    • Arguição oral, em que cada examinador avalia o conhecimento do candidato sobre o tema da tese.

    A avaliação é feita em reunião reservada após a arguição. Os resultados previstos são:

    • Aprovação. O candidato tem 30 dias para entregar a versão final da tese na secretaria.
    • Aprovação condicional. A banca define um prazo para a versão final, não superior a 90 dias.
    • Reprovação. O candidato pode requerer novo exame, uma única vez, no prazo máximo de 1 ano.

    Os prazos acima não podem extrapolar o prazo de conclusão do curso.

    Casos de interrupção do curso

    • Trancamento de matrícula é a exclusão temporária do curso por no máximo 2 períodos letivos, com direito a reingresso, podendo ser concedida uma única vez, por proposta do Coordenador de Área. Este período não é contado, para efeito dos prazos de conclusão do curso, quando solicitado por recomendação médica ou motivo excepcional, a critério do CPG;
    • A transferência de aluno matriculado em um Programa de Pós-Graduação para outro programa é realizada por solicitação do aluno. Deve contar com a anuência do orientador e dos coordenadores dos programas e áreas envolvidos e aprovada pelo Pró-Reitor;
    • A exclusão do curso pode ocorrer por: pedido do aluno; motivo de saúde do aluno; insuficiência de aproveitamento escolar; não requerer matrícula em disciplina no período; cancelar matrícula em todas as disciplinas em dois períodos; não atender a frequência mínima em duas disciplinas; ou não satisfizer os requisitos de prazos de conclusão de curso e de exame de inglês;
    • Nos casos de exclusão acima, o aluno pode pedir, uma única vez, readmissão no Doutorado. Condições de reingresso são submetidas ao CPG para julgamento (ver Normas Reguladoras da Pós-Graduação). No caso de exclusão por insuficiência de aproveitamento escolar, o reingresso só pode ocorrer em programa diferente do qual foi excluído;
    • O desligamento é a exclusão do curso de Pós-Graduação do ITA sem direito à rematrícula ou reingresso e ocorrerá nos casos de: transgressões disciplinares (ver Normas Reguladoras da Pós-Graduação); improbidade escolar; indisciplina; ou se o aluno que pediu readmissão não satisfez as condições de reingresso.

    Normas

    É importante que o mestrando conheça as Normas Reguladoras da Pós-Graduação (NOREG 2021), que pode ser encontrada na Legislação do ITA, na aba "Cursos de Pós-Graduação". Nas normas da Pós-Graduação do ITA, chamamos este curso de Mestrado Acadêmico para diferenciá-lo do Mestrado Profissional. Os Programas de Pós-Graduação podem também apresentar requisitos adicionais, descritos nas Resoluções do CPG.