IWADS 2022

International Workshop Applications of Dynamical Systems

No dia 1 de novembro de 2022, o ITA realizou o IWADS (International Workshop Applications of Dynamical Systems), que contou com a apresentação de trabalhos de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Física (PG-FIS) do ITA.

    Share

    O Instituto Tecnológico de Aeronáutica foi sede do IWADS 2022 (nternational Workshop Applications of Dynamical Systems) no dia 1 de novembro de 2022, que reuniu pesquisadores da área de sistemas dinâmicos do ITA, da Facudade de Engenharia da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

    Durante o evento, o professor António Pedro Aguiar, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, apresentou o SYSTEC  (Research Center for Systems and Technologies),  uma iniciativa da Universidade que congrega vários laboratórios de engenharia da Universidade, com foco na área de robótica, sistemas de controle, indústria inteligente, transporte e energia renovável. O professor Sílvio Gama apresentou o CMUP (Centro de Matemática da Universidade do Porto), e destacou que o Centro oferece oportunidades de bolsa para alunos de pós-graduação estrangeiros e já tem parcerias consolidadas com Universidades e Institutos brasileiros.  

    Nas seções técnicas do evento, os participantes apresentaram trabalhos envolvendo aplicações da teoria de sistemas dinâmicos em diversas áreas, como física de plasmas, heliofísica, física de fluidos e epidemiologia. O aluno do Programa de Pós-Graduação em Física do ITA (PG-FIS) Leonardo Gomes apresentou o trabalho "Origin of multifractality in solar wind turbulence", um estudo do caráter multifractal das séries temporais do campo magnético na região da magnetopausa terrestre.   

    Mais informações podem ser acessadas no site https://systec.fe.up.pt/capes/